top of page
contatoateliertoca

As semelhanças entre o filme "Encanto" (2021) e o livro "Cem Anos de Solidão" de Gabriel García Márquez

(Texto postado no dia 22.08.2024 no Instagram do Toca)


Adoramos uma referência latina! O filme conta a história da família Madrigal, na qual cada um dos seus integrantes apresenta algum dom (poder), exceto Mirabel. A partir daí, a história apresenta vários desdobramentos. O ponto mais legal de tudo isso é que a casa da família é um dos personagens da trama, com vida e poder próprio. Além disso, todos os membros da família estavam representados na casa, nas cores, nas flores, nos animais e nas comidas.


O cenário do filme foi inspirado na arquitetura da Colômbia, conforme um dos diretores apontou em uma entrevista:

“É realmente inesperado, é como ter cinco países em um. Não importa onde fôssemos, tudo era muito diferente. Cartagena era muito diferente de Bogotá, por exemplo, assim como a região cafeeira, Salento e o Vale do Cocora” - Byron Howard.


Uma obra literária, escrita por um colombiano pai do realismo mágico que tanto inspirou o filme Encanto, que também conta a história de uma família e sua relação com a casa é “Cem Anos de Solidão”, de Gabriel García Márquez.


Impossível não relacionar as duas histórias.


A verdade é que Cem Anos de Solidão conta a história da família Buendía que, constantemente, se confunde com a história de Macondo, com a história da casa da família e com o próprio conceito de solidão.


As marcas das gerações não aparecem somente no semblante solitário de todos os integrantes da família, mas na própria estrutura da casa, ora tomada por formigas, ora por borboletas.


Nas duas obras, a residência principal apresenta características similares, não só na disposição dos ambientes ao redor de um pátio central, mas também nas suas técnicas construtivas.


Para o filme (Imagem 01), arquitetos locais foram consultados, os quais ajudaram a entender como as casas tradicionais da Colômbia eram feitas. A técnica empregada na construção da casa foi a de taipa, também conhecida como pau a pique.


Já no livro (Imagem 02), as construções dos fundadores de Macondo foram construídas utilizando a técnica pau a pique e, com o tempo, foram substituídas por tijolos, com persianas de madeira e chãos de cimento, assim como a casa dos Buendía.


Pau a pique ou taipa de mão, é uma técnica construtiva que consiste no entrelaçamento de madeiras verticais fixadas no solo, com vigas horizontais amarradas entre si por cipós, estruturando uma forma que passa a ser preenchida com barro, compondo as paredes (Imagem 03).


A mistura entre realidade e fantasia é o que torna essas duas obras tão legais e tão parecidas uma com a outra. Já viram ou leram alguma delas?


Fonte:

“‘Encanto’ e a Colômbia que inspirou o realismo mágico da nova animação da Disney” - CNN Brasil.

“Cem Anos de Solidão” - Gabriel García Márquez

Filme “Encanto” - Disponível Disney+

Imagem 03 - ArchiDaily. Ricardo Piva.



4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page