Como a arquitetura dos filmes de Nancy Meyers nos trazem conforto e uma ideia de escapismo?
(texto postado dia 7 de maio de 2021)
Em tempos difíceis é complicado a gente encontrar alguma maneira de ajudar, aí lembrei de um assunto que estou há horas pra escrever sobre e acho que pode, de alguma maneira, trazer um pouquinho de conforto.
Na hora de iniciar um projeto, um lugar que eu gosto de buscar inspiração é em filme, não que eu veja um filme toda vez que eu vá sentar pra fazer um projeto, mas normalmente eu lembro de alguma cena específica de uma obra aleatória que eu assisti. Coincidentemente, as referências que eu mais me recordo são as que aparecem nos filmes da Nancy Meyers.
Além de remeter a ideia de lar (real ou imaginária), a cenografia desses filmes dá uma sensação de escapismo e de conforto (que todo mundo tá precisando hoje em dia). Como se a bagunça da vida dos personagens estivesse em contraponto com o conforto das suas casas fazendo com que o filme fique mais interessante de assistir.
Nas fotos, selecionei as cozinhas de dois dos filmes dela (as que eu mais gosto hehe).
1 - It's Complicated / Simplesmente complicado (2009) – Telecine Play / Apple TV
2 - The Intern / Um senhor estagiário (2015) – YouTube (alugar) / Apple TV
Tem também The Holiday / O Amor não tira férias (Netflix, Prime Video); Something's Gotta Give / Alguém tem que ceder (Globoplay) entre outrosss
Referência: https://www.architecturaldigest.com/story/the-psychology-behind-why-everyone-wants-a-nancy-meyers-house
Comments